Blog

Mercado oferece potencial para cervejas Premium

O mercado brasileiro de cervejas oferece um grande potencial para o crescimento de produtos da linha Premium – aqueles que superam o básico e, em geral, têm preço elevado –, uma vez que eles atualmente representam apenas 6% do consumo de bebidas no país. Em comparação com outros países, esse percentual tem pouca relevância. Se levarmos em consideração que na Alemanha e no Reino Unido, respectivamente, os produtos Premium constituem 48,4% e 28,3% destes mercados. Os números foram divulgados pela companhia AB Inbev na semana passada ao informar sua intenção de trazer para o Brasil novas marcas de cerveja.

Importante lembrar que nem sempre os produtos da linha Premium são sinônimos de produtos caros. Eles são considerados da linha Premium por apresentarem características diferenciadas em relação ao produto básico e, em conseqüência disso, atingirem um mercado-alvo diferente e exigirem preço (15% a 25% a mais), propaganda, embalagens e outros atributos diferenciados. As vantagens de uma empresa lançar um produto com essas características estão em obter maiores margens, enfrentar menos concorrentes, desenvolver tecnologia e inovações e aumentar a diferenciação em relação aos concorrentes.

A apropriação da palavra Premium pelo marketing tem o sentido de recompensar o consumidor e, em troca, o empreendedor também. Uma cerveja tradicional qualquer empresa é capaz de fazer, mas uma cerveja diferenciada se torna bem mais difícil. É este o significado de ampliar um mercado acima para obter maiores margens ou crescimento na participação. Isto implica em mudar a percepção de qualidade do produto, seja no seu benefício central, seja na embalagem, seja na garantia ou em qualquer outro atributo. Ingressar no mercado Premium é dar ao consumidor a sensação de exclusividade.

 

Texto por: Luís Augusto Zillmer Cardoso

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.