Blog

Especiarias na Cerveja

Especiarias na Cerveja

A procura por sabores e aromas inusitados na cerveja leva os cervejeiros a buscarem novos ingredientes que proporcionem uma experiência única na degustação da cerveja.

Não por acaso, hoje encontramos cada vez mais cervejas que recebem especiarias e condimentos em sua receita.

De anis-estrelado, passando pelo café, canela, coentro e erva-mate, as opções são várias.

Essa nova tendência vem mudando o conceito dos apreciadores da bebida e é do uso dessas especiarias na cerveja que a gente fala mais nesse artigo. Acompanhe!

Para início de conversa: o que são especiarias?

Especiarias são condimentos muito utilizados na gastronomia para temperar e conservar alimentos.

A utilização delas vem crescendo no mundo cervejeiro como forma de acrescentar aromas e sabores ou até mesmo realçar um sabor já existente na cerveja.

Exemplos são a Inglesa-stout com aromas de café e cacau e a Belga-witbier com aroma cítrico de laranja e condimentado do coentro.

Mas como utilizar as especiarias na cerveja?

Existem vários métodos e momentos de adição de especiarias na cerveja. A escolha da técnica dependerá da característica final que se deseja obter.

Podemos adicionar especiarias na cerveja durante a fervura do mosto, agregando aromas e sabores de forma mais suave. Também podem ser adicionadas na cerveja durante a maturação, onde as características são extraídas devido à presença do álcool.

Além disso, há vários compostos químicos que podemos extrair das especiarias. Dentre eles, podemos destacar açúcares, óleos essenciais e xaropes.

Em relação aos açúcares, a sua adição na cerveja pode ter tanto a finalidade de aumentar a quantidade de açúcares fermentáveis no mosto, quanto de aumentar a complexidade do seu sabor.

Um exemplo desse caso pode ser a adição do açúcar demerara. Este açúcar servirá como fonte de extrato, mas, por ser um açúcar menos refinado, passa para a cerveja suas características de melado e mel. O mesmo acontece com a adição de melado da cana, rapadura, caramelos, etc.

Outra boa forma de utilizar especiarias é extraindo os seus óleos essenciais.

Os óleos essenciais são compostos aromáticos, extraídos geralmente de plantas, frutas e especiarias. Puros, podem ser utilizados para diversos fins.

Um bom exemplo de utilização de óleos essenciais está na cerveja Belga-witbier. Na sua produção, são adicionados cascas de laranja e sementes de coentro. Entretanto, poderíamos substituir a adição de cascas de laranja pelo óleo essencial da laranja, chamado limoneno, composto presente em sua casca, responsável pelo aroma cítrico. Podem ainda ser adicionadas em forma de suco, frutas in natura, frutas desidratadas, extratos, sementes e ervas.

Experimente novas combinações

A adição de especiarias é uma forma de incrementar a cerveja, aportando novas características e aumentando a complexidade através de aromas e sabores diferenciados que o malte, lúpulo e o fermento não proporcionam.

O número de combinações a serem criadas é imenso, mas é preciso muita atenção na escolha das especiarias a serem utilizadas em cada cerveja e também nas suas quantidades. Dosando-as corretamente, o cervejeiro irá alcançar o resultado desejado, possibilitando a obtenção de uma cerveja com características únicas.

Quer aprender mais sobre o assunto?

No vídeo abaixo, você confere os ônus e os bônus de cada etapa de adição, além de outras dicas preciosas sobre o uso de especiarias na cerveja.

Aprenda mais sobre produção de cerveja! Na Escola Superior de Cerveja há um curso sob medida para a sua sede de conhecimento cervejeiro:

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.