Blog

Cerveja na panela: dicas para incrementar suas receitas

cerveja na panela, uma tábua com fatias de bola em cima da mesa com um copo de cerveja escura ao lado

Para quem gosta de cozinhar ou ao menos se arrisca de vez em quando nas panelas, a cerveja é uma ótima aliada para incrementar receitas e trazer ainda mais sabor às preparações.

Assim como são versáteis no copo, a bebida pode ser uma opção interessante para uso em molhos, salmouras, marinadas, em cozimentos lentos, bolos, sobremesas e pães.

Há que se observar, no entanto, algumas regras simples para evitar o desperdício ou algum desastre culinário.

Continue a leitura e descubra como usar cerveja na sua próxima receita.

Quando devo acrescentar cerveja à receita

A primeira regra que precisa ser considerada é refletir se a adição da cerveja na receita vai agregar em alguma característica ao prato.

Em massas, por exemplo, a carbonatação ajuda a deixar a massa mais aerada. Já em uma carne de cozimento lento, a cerveja oferece sabor e auxilia na caramelização. Para se ter uma ideia, um dos pratos mais emblemáticos da cozinha belga é um guisado de carne bovina feito com cerveja Dubbel!

Outra regra simples da cerveja na panela, que pode dar segurança a um marinheiro de primeira viagem, é optar por cervejas mais maltadas em suas experimentações culinárias.

Neste caso, as características do malte e sua gama de sabores, cores e aromas, se encaixam com perfeição em uma série de receitas. O malte torrado de uma cerveja escura, por exemplo, valoriza o chocolate de um bolo, deixando-o menos doce e muito mais elegante.

Já cervejas mais lupuladas devem ser utilizadas com mais sutileza: os aromas do lúpulo se dissipam com mais facilidade, restando o amargor da cerveja, que nem sempre é desejável em um prato. Uma alternativa, por exemplo, é usar a cerveja em pequenas quantidades ou misturá-la a outros sabores complementares.

cerveja na panela
Usar cerveja na massa do pastel para deixá-la mais aerada é um clássico nas pastelarias

Cerveja na panela, nos molhos e vinagretes

Assim como em cozidos e assados, é possível usar a cerveja como ingrediente de destaque em vinagretes e molhos.

Ainda que o resultado às vezes apareça de forma discreta, a presença da cerveja no prato chama a atenção e com certeza vai conquistar seus convidados.

Em uma vinagrete, use uma cerveja ácida para substituir o vinagre ou o limão.

Um ceviche também ganha uma dose extra de ousadia quando preparado com uma Leipzig Gose ou uma Catharina Sour.

Ou então faça uma marinada com a cerveja de sua preferência, alguns temperos e especiarias e mergulhe uma peça de carne. Deixe descansar por várias horas e depois prepare da forma que quiser.

Em molhos, abuse da criatividade: pense em catchup caseiro com cerveja, mostarda com uma IPA cujo lúpulo tenha características mais frutadas, um barbecue com Rauchbier assumindo o papel de fumaça líquida ou ainda um clássico molho Hollandaise feito à base de Witbier.

Cerveja na panela, com doces e sobremesas

A combinação entre doces, sobremesas e cervejas vai muito além das harmonizações.

Aliás, ao cozinhar com a bebida você necessariamente não precisa harmonizar com o prato com o mesmo estilo que usou na preparação. Aproveite o embalo e teste novas possibilidades de combinações, certamente uma delas vai te surpreender.

Assim como já falamos aqui sobre o uso de uma cerveja escura em um bolo de chocolate, dá para fazer deliciosos doces usando cervejas frutadas. Ou ainda combinar uma IPA mais cítrica com sobremesas à base de abacaxi, laranja, limão. Outro estilo que se adapta bem aos doces é a Pumpkin Ale. Neste caso, teste receitas feitas também com abóbora.

E há sempre um doce com cara de infância que vai agradar sem fazer muita sujeira na cozinha: a Vaca Preta com Stout substituindo o refrigerante de Cola. É só bater com sorvete, servir e fazer a alegria dos adultos mais nostálgicos.

Se a ideia é apelar para os doces brasileiros, faça uma redução de cerveja Porter ou Stout para adicionar a um brigadeiro. Um caramelo à base de cerveja mais adocicada também pode ser uma inovação no pudim de leite tradicional dos almoços de domingo em família.

Da mesma forma que saborear uma com os amigos para celebrar a vida, cozinhar com cerveja deve ser um exercício descontraído e divertido de se fazer.

Se você ficou curioso, o curso de Sommelier de Cervejas ESCM tem uma aula só sobre Cerveja na Panela – inclusive com degustação de pratos – que certamente vai agradar o seu paladar.

Leia também:

Querendo uma ajuda para traçar a sua carreira cervejeira?

Nossa equipe está aqui para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você.